Esta forma de dança foi iniciada pelo dançarino e coreógrafo norte-americano Stevie Parxon, em 1972. Influenciado por artes marciais como o Aikido, o Contato se abria a infinitas possibilidades para a escuta do momento presente, rompendo com a estrutura das danças coreografadas e predeterminadas.

O Contato improvisação é uma forma de dança em que duas ou mais pessoas dançam a partir de um ponto de contato. Ao praticá-la, desenvolvem conhecimentos de fisicalidade como dar e receber peso, equilíbrio, rolamentos, dar e receber suporte, momentum, cair sem resistências, levantar com mínimo esforço, tornar-se leve ao ser levantado, centro, gravidade e espiral.

Requer um estado de presença e escuta que permita o movimento espontâneo de improvisação acontecer. O resultado deste diálogo são momentos poéticos, acrobáticos, divertidos e/ou meditativos.

Jam de Contato

As Jams de Contato Improvisação são espaços informais para dançar, praticar e investigar de modo livre esta forma de dança. Normalmente, a Jam começa com um aquecimento guiado por um professor experiente.