Nicole Sulzbacher

Sou brasileira, mulher e mãe.

Instrutora e terapeuta TethaHealing®, terapeuta corporal e aquática. Dançarina de Contato Improvisação, instrutora de Kundalini Yoga, facilitadora de Círculos de Mulheres e Círculos da Estrela da Alma. Há 16 anos pesquisando a consciência, o movimento e técnicas somáticas.



Um pouco da minha história:

Em 2003, quando morava em Barcelona, lugar que escolhi como base durante dez anos, recebi leitura de uma Carta Astral que me orientava a investigar o campo da espiritualidade. Alguns dias depois, fui a uma livraria e os meus olhos se fixaram no livro Autobiografia de um Yogui, de Paramahansa Yogananda. Senti muito amor lendo este livro, que me trouxe uma inquietação, uma sede de algo que na época não podia explicar. E assim se iniciou uma nova jornada na minha vida. Em seguida, comecei a praticar Kundalini Yoga.

Era uma época em que estava cansada de não saber o que realmente queria para minha vida, quem eu era e o que fazia aqui. Havia me formado em Comunicação em São Paulo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC, trabalhado em agências como designer gráfica, estudado e explorado o campo das artes… Foram experiências muito boas e de muitos aprendizados, mas sentia que algo me faltava.

As práticas de Kundalini Yoga mudaram meus hábitos e me trouxeram muitas transformações. Acordava cedinho todos os dias, antes de o sol nascer, para fazer minha Sadhana (prática que consiste em uma hora de exercícios físicos de yoga e uma hora cantando mantras devocionais). Tudo isso começou a ser uma prioridade na minha vida, eu me sentia voltando para casa.

Em 2005, tornei-me instrutora de Kundalini Yoga pela AEKY, com o mestre Hargobingh Singh.

Morei na Índia, participei de muitos cursos e retiros de yoga, meditação e silêncio. Fiz diversos retiros de Vipassana (técnica de meditação na tradição budista) e estive na presença de muitos mestres realizados. Aprendi a reconhecer a verdade de muitas formas e a viver experiências diretas do meu Ser.

Em 2007, tive o privilégio de aprender Yoga Massagem Ayurvédica, YMA, com Jagrute Patel e, em 2008, diretamente com a criadora da técnica, a mestra Kusum Modak.  Aprimorei meus estudos da YMA para gestantes em São Paulo, com Puja Punita.

Em 2008, conheci a Estrela da Alma, sistematizada pelo mestre e amigo Johannes Dobler. Aprendi muito sobre estar no coração e mover a vida neste lugar. Também  adquiri conhecimentos sobre o mundo das energias, sobre constelações familiares e aprendi bastante com as medicinas da floresta. Abri-me a meus sentidos psíquicos e comecei a fazer leituras intuitivas. Organizei, partilhei e participei de muitos encontros e retiros com a Estrela da Alma em Barcelona, na Áustria e na Finlândia.

Estudei diferentes técnicas de cura e de massagem, como Reiki, Foot Work com método Grimberg, massagem Hawaiana Lomi Lomi, massagem Thailandesa , massagem aquática Aguahara, Bioenergética e Quantum Being.

Quando encontrei o Contato Improvisação, em 2006, apaixonei-me por esta forma de dança.

Sempre me senti muito conectada ao movimento. Quando pequena praticava ginástica olímpica, jazz e ballet. Adolescente, capoeira.

Sinto a dança como minha medicina e forma de expressão criativa, de ser arte, de ser viva, de ser presença em movimento, de ser brincadeira, de poder comunicar e conhecer o outro além das palavras.

Viajei por muitos países da Europa e da América do Sul ao encontro de festivais de Contato Improvisação e participei de diversas oficinas de estudos do movimento, como Dança Terapia método María Fux, Cinco Ritmos, Movimento Autêntico, Médoto Feldenkrais, Body mind Center…

No caminho do contato muitos professores me inspiraram, como Nita Little, Ray Chung, Mirva, Jorg Hassman, Jess Curtis, Cristina Turdó, Andrew Hardwood, Autarco Arfini, Daniela Schwartz, Eckhard Muller, Gustavo Lecce, Elina Ikonen e Pia Lindi.

Em 2010, comecei a dar oficinas e aulas de Contato Improvisação e, em 2013, formei-me em Educação em Dança e Somáticas na instituição ISLO - Finlândia.

Passei aproximadamente dez anos viajando, em movimento, aprendendo com grandes Mestres e alunos, partilhando e recebendo aulas, retiros, oficinas de dança e sessões terapêuticas. Morei em Londres, Barcelona, Índia, Finlândia e Portugal. Passei longas temporadas no Chile, Equador, Peru e Brasil

Estas experiências me ensinaram a confiar no desconhecido, a me desapegar do desnecessário, a dançar a vida, sair de um formato tradicional e conhecido.

Aprendi a viver com meu coração, a fazer o que gosto, a valorizar o simples, a preferir lugares mais autênticos, a relacionar-me de forma mais verdadeira e a servir com amor.

Quando engravidei de minha filha, em 2013, Portugal me escolheu como base, onde tenho um espaço na natureza, recebo grupos, organizo retiros e facilito cursos.

Em  2016, comecei minha jornada ativa como terapeuta Thetahealer® e, em 2017, tornei-me instrutora oficial certificada pela THInK, com Vianna Stibal.

Thetahealing® é uma grande joia que encontrei neste caminhar, é uma técnica maravilhosa para a cura, autorrealização e conexão com a grande fonte do Criador.

Desejo de coração que todos os seres possam encontrar e viver seus propósitos de vida mais elevados no amor e na alegria .

“Que o eterno sol te ilumine, que o amor te rodeie e a luz pura interior, guie o teu caminho.”